Portal Sucesso no Campo: Lithothamnium: alta tecnologia para o pasto e mais qualidade para o gado

m9 • 6 de fevereiro de 2019

Oceana. Lithothamnium.Produto natural à base da alga marinha Lithothamnium , está trazendo resultados expressivos para a agricultura e pecuária

Muito utilizado em plantações de diversas culturas, o fertilizante biológico Algen vem do fundo do mar e está colocando a agropecuária em outro patamar. Produzido à base de algas marinhas do tipo Lithothamnium, tem garantido excelentes resultados pelo país afora e feito a diferença na lavoura de muitos agricultores brasileiros. A tecnologia, exclusiva, é desenvolvida pela Oceana Minerals.

Estudos realizados em Igarapé (MA) e Marabá (PA) comprovam que a utilização do Algen promove maior vigor e desenvolvimento das pastagens, além de aumentos expressivos no enraizamento. O Algen fertiliza e condiciona o solo, nutri e reforça o enraizamento da braquiária, consequentemente, aumentando a produtividade e a resistência à seca, e possibilitando o aumento do número de animais por hectare. Notou-se que as áreas de pastagem fertilizadas com Algen apresentaram um ganho de 16% na produtividade de biomassa em relação às áreas sem Algen, sendo possível engordar três  animais/ha ao invés de apenas 1,5 animal/ha.

Outra fonte de alimentação animal que também utiliza a alga marinha Lithothamnium é a linha Lithonutri. Com produtos direcionados à nutrição animal, é uma excelente opção para manter os níveis de pH ruminal estáveis, proporcionando mais saúde ao rebanho. Os benefícios do Lithonutri são inigualáveis, diz Carlos Massambani, gerente técnico e comercial da linha de nutrição animal: “melhora a digestão das fibras, reprodução e produção de leite, e reduz o índice de mastite e problemas de cascos. Em bovinos de corte, aumenta o ganho de peso e proporciona maior rendimento de carcaça; em matrizes pesadas, melhora os índices de aproveitamento no incubatório”.

Em estudo em suplementação a pasto, realizado com gado Nelore, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul, a inclusão de Lithonutri foi de 1,2% na ração, o equivalente a 76 gramas/cab/dia. A diferença no ganho ultrapassou 53g/cab/dia em ganho de peso diário. Uma outra pesquisa, desta vez em Guaporema, no Paraná, envolveu 53 bovinos cruzados Nelore e Red Angus, criados a pasto com suplementação. No confinamento, o gado foi alimentado com grão inteiro, 15% de ração Umugrãos (38% PB), 85% de milho em grão e uma dosagem de 60g/cab/dia de Lithonutri. O ganho de peso diário foi de quase 2 kg, com rendimento de carcaça de mais de 55%.

“A origem biológica das algas marinhas Lithothamnium e a presença de mais de 70 nutrientes, incluindo aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das plantas, levam a uma absorção mais eficiente de todos os nutrientes no solo pela raiz” confirma Ricardo Macedo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Oceana Brasil. Resultado: “colheitas maiores, produtos de melhor qualidade, e maior durabilidade, com um custo menor para o produtor, que consegue um aproveitamento maior dos fertilizantes NPK, reduzindo a necessidade de sua aplicação”, completa Macedo.

Sobre o Lithothamnium

Alga marinha calcária, conhecida há mais de 200 anos, o Lithothamnium vem sendo explorado nos últimos 30 anos por países da Europa e Ásia, para oferecer nutrição animal, vegetal e humana. Produto nobre, possui alta reatividade e é rico em mais de 70 nutrientes minerais e orgânicos, altamente solúveis e naturalmente equilibrados pelo meio ambiente. Os procedimentos industriais adotados pela Oceana Brasil preservam intactas todas as propriedades físicas, nutricionais, orgânicas e biológicas da Alga Lithothamnium.

Sobre a Oceana

A Oceana Brasil é uma empresa 100% nacional com tecnologia na extração sustentável e beneficiamento da alga marinha Lithothamnium. Sua jazida está localizada em uma região de correntes marítimas e incidência solar únicas no mundo. Com linhas de produtos para nutrição animal e fertilização agrícola, atende ao mercado nacional e exporta  para diversos países da Europa, América Central, EUA e Ásia. A atividade industrial da Oceana é ecologicamente correta e preserva as características únicas de sua jazida. A companhia investe em programas de monitoramento de vida biológica, qualidade de água, controle ambiental e ações sociais com a comunidade local a fim de desenvolver a região de forma sustentável.

Fonte: Sucesso no Campo

Como melhorar a produtividade da soja e do milho com nutrição mineral de alta qualidade
Por Felipe Goes 26 de fevereiro de 2025
Descubra como o Lithothamnium pode aumentar sua produtividade agrícola. Conheça os benefícios desta alga marinha para nutrição de soja e milho. Confira!
Por Felipe Goes 26 de fevereiro de 2025
Minerais Marinhos na Agricultura: Como o Lithothamnium Revoluciona a Produção Rural
Por Anderson Oliveira 23 de maio de 2023
A Oceana Minerals foi reconhecida mais uma vez, por sua admirável gestão e desenvolvimento de negócios, inspiração de empresa sustentável e pelo comprometimento com o modelo de excelência Latin American Excellence Model (LAEM), sustentado por quatro pilares fundamentais Q-ESG: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança. Esse modelo orienta as empresas no processo de compromisso formal com o conceito de Responsabilidade Total criado pela Latin American Quality Institute (LAQI) e auxilia as instituições a obterem altos níveis de desempenho ao longo do tempo.
Por Anderson Oliveira 31 de março de 2023
Foi com muita gratificação que, na noite de sexta-feira (24/03/2023), a Oceana Minerals participou da 30ª edição do evento de premiação Marketing & Negócios – Sustentabilidade e Agronegócios.
Por Oceana Minerals 24 de março de 2022
Quando o assunto é fertilizantes minerais, o agronegócio brasileiro vive dois momentos. Um ligado a crise causada por diversos fatores externos, econômicos e, ainda em consequência da pandemia, uma provável escassez dos fertilizantes para a safra 22/23. O outro, prevê uma projeção de crescimento e desenvolvimento no setor de pesquisa e tecnologia de bioinsumos para […] O post Falta de Fertilizantes no mercado abre oportunidade para bioinsumos apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 13 de setembro de 2021
Um estudo recente da Scot Consultoria apontou que 28% dos bovinos confinados têm problemas de acidose ruminal. No Brasil, cerca de 25% das vacas leiteiras são acometidas pela doença. Nos Estados Unidos, o índice segue a mesma estimativa, atingindo de 20% a 25% das vacas leiteiras do país. Segundo o zootecnista Carlos Massambani, a doença […] O post LithoNutri no combate à acidose ruminal apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 11 de março de 2021
Além das técnicas de manejo, cuidados de salubridade com as baias e todo o ambiente onde o animal fica, atenção veterinária entre outros fatores, a nutrição animal é de extrema relevância para potencializar a performance da criação. Fortalece o sistema imune e garante melhores rendimentos para o produtor rural. Ter um plano de nutrição envolve […] O post Nutrição Animal – 7 dicas para melhorar a performance do seu rebanho apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Por wpengine 4 de março de 2021
O Lithothamnium é um gênero de algas marinhas que vive de 10 a 15 anos em mar aberto. Composto por mais de 70 nutrientes equilibrados, as grandes colônias de Lithothamnium são utilizadas há décadas como matéria prima natural para nutrição animal e vegetal.  Além do fator nutricional, que inclui componentes minerais e orgânicos, melhora as […] O post Lithothamnium: Tudo o que você precisa saber sobre esta alga apareceu primeiro em Oceana Minerals.
Mais Posts